Os Contos de Belazarte – Mário de Andrade

Uma edição especial, feita para realizar um sonho do Mário de Andrade

Nesse centenário da Semana de Arte Moderna, estamos homenageando Mário de Andrade, um dos maiores escritores brasileiros do século XX.

Para isso, publicaremos uma edição de luxo para a obra Os Contos de Belazarte.

  • Em capa dura
  • Com ilustrações coloridas feitas por Anna Cunha
  • Prefácio da pesquisadora Angela Teodoro Grillo
  • Prefácio inédito, de Mário de Andrade

Publicada pela primeira vez em 1934, a obra Os Contos de Belazarte enfrentou diversas “aventuras editoriais”, como o próprio Mário de Andrade se referia. Na primeira edição do livro, financiada pelo próprio autor, haviam diversos problemas. Algumas cartas do autor revelam isso. Por exemplo, em uma carta a Guilherme Figueiredo, então tesoureiro da ABDE (Associação Brasileira de Escritores), Mário pede ajuda para resolver os problemas desse livro, e afirma: “Ando obcecado, inquieto, indignado, com tudo isso vem [sic] me ferir justo num livro que eu quero tanto bem e na sua primeira apresentação legítima. Acho tão bonito esse meu livro…”.*

No final de 1944, foi lançada uma segunda edição, mas muitos problemas persistiram. O editor Max Fischer, responsável pela editora Americ-Edit, havia prometido a Mário, em 1943, que seria publicada “uma edição ilustrada de luxo”** para esse livro, como uma forma de atender os planos que Mário tinha, mas isso nunca foi cumprido. Mário de Andrade faleceu em 25 de fevereiro de 1945 e não viu esse livro publicado em uma edição caprichada.

Então, cabe a nós mudarmos essa história! A próxima campanha de financiamento coletivo da Campos foi pensada para realizar esse sonho do autor, respeitando sempre o seu estilo literário.

Em Os Contos de Belazarte, todas as histórias acontecem na periferia de São Paulo, na década de 1920. Cada conto tem uma história particular, mas, de modo geral, todas elas acabam levantando reflexões sobre as questões raciais e sociais do Brasil naquela época, um tema que era muito importante para Mário de Andrade.

Acesse: catarse.me/mariodeandrade

* Andrade, Mário de. A lição do guru: Cartas a Guilherme Figueiredo. 1937/1945. Ed. prep. pelo destinatário. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira; 1989. p. 154.

** Carta de Americ-Edit/Max Fischer a Mário de Andrade, 11 out. 1943 (Arquivo Mário de Andrade, Série Correspondência, IEB-USP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *